Estava difícil respirar naquelas páginas em branco. Nenhuma história lhe vinha. Procurava então fora de si: uma cena, alguém que lhe inspirasse. Nada.

Só vinham coisas que julgava não poder escrever naquele momento. Escrevia, apagava, não terminava. O que é o esboço da escrita que nunca acaba?  O que é o conteúdo de uma gaveta trancada? Medo. Mais do que isso: o medo dos outros.

Nisso consistia o que não terminava. Por outro lado, aquilo martelava: escrevia, relia e mudava. Sempre a sensação de estar sendo má: má amiga, má companheira, má pessoa. “Que ninguém tenha uma amiga escritora!”

E foi pensando em sua maldade que se deteve na palavra má: “mais parece uma palavra cortada! Pobre dela que não se completa!” Escreveu, rabiscou e, finalmente completou: madura, maciça, maluca, matuta e até mesmo mais, mais e mais.

Tudo estava dito: meias palavras não se prestam a nada.

Anúncios

5 comentários sobre “Pela Metade

  1. Metade.`´E assim mesmo que as vezes a gente se sente. Escreveu o que não é só para quem escreve, não é específico de uma situação, não é individual, não representa só palavras cortadas, não é apenas para um determinado gênero e nem etnia, é para todos que vivem, é a humanidade em nós. Também gostei por escrever na terceira pessoa. Vá em frente, menina!

    Curtir

  2. Vírginia, obrigada por este texto. Vou imprimir e grampear na minha agenda. Este trecho me roubou o ar e me fez assentir com a cabeça: “O que é o esboço da escrita que nunca acaba? O que é o conteúdo de uma gaveta trancada? Medo”. E este outro me trouxe alívio, libertade e um sorriso: “Escreveu, rabiscou e, finalmente completou: madura, maciça, maluca, matuta e até mesmo mais, mais e mais”. Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s