O mundo (e seus profissionais, claro) estão me fazendo entender que: 1) eu sou um ser humano e 2) eu preciso sonhar. E meu dilema atual é: vou conseguir me deixar levar pelo trabalho de parto? Vou conseguir racionalizar menos? Como não, se é como ser essencialmente natural que existo? O problema foi que em algum momento entendi que o ser natural implica um ser social, e que este implica um ser racional. E aí, não sei bem quando, de que forma e a partir do que foi se tornando tão raro entregar-me à natureza, aos sentidos, ao que seja. E agora, diante de um parto, vejo que quase tudo se resume a essa entrega. Nem gostava da expressão parir – não parece coisa de animal? Pois é, agora ela já me desce melhor. Progressos. Mas olha, confesso que preciso de alguns profissionais que me ajudem a racionalizar menos, veja só! Que me ajudem a entregar-me à natureza, veja quanta ironia! O natural apreendido por meio de um saber socialmente construído. Um monte de gente estudando um monte de coisa para entender isso, psiquiatras, psicólogos, e um monte de novas ocupações surgindo, como a de doula – é a que me vem à mente. Sim, eu tenho uma doula para chamar de minha. E mais um monte de gente, como eu, precisando muito desses profissionais! Que assim seja, que os fins justifiquem os meios, e que a gente consiga sonhar e sentir de dentro para fora. Que a gente volte a conseguir parir.

Anúncios

4 comentários sobre “À Luz

  1. Sugestão de primo:
    A palavra falada e escrita nos aproxima demais do racional. Por isso consegui reencontrar coisas perdidas em outros campos pela Biodanza. Acho que você deve tentar.

    Curtir

  2. Vi, natural é uma categoria social e historica, rs, nossa mania de cientistas sociais. Mas o que vale nessa natureza construída é a beleza de redescobrir nosso corpo e nossos afetos, seja nos colos mornos de quem nos ama ou nas acolhidas profissionais de quem nos respeita.

    Linda luz, amiga

    Curtir

    1. Verdade amiga! Um dos esforços que faço aqui é o de escrever qualquer besteira, sem medo e desapegada de conceitos! Um alívio para mim e para os leitores, que podem entender de qualquer maneira também! E eu adoro as suas leituras, as profissionais e aquelas que são pura magia! Bjussss.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s